Quando se fala de avaliação, existem várias formas de averiguar os aspectos psicológicos, desde de perguntas mais abertas a aplicação de rastreios e testes psicológicos específicos de sintomas. Vou explicar um pouco sobre os principais instrumentos usados. Ao final deixarei os instrumentos que são de domínio público para download.

Rastreios Cognitivos

Principais instrumentos de rastreio utilizados na área psicológica e psiquiátrica.

Rastreios Cognitivos – global

Os rastreios cognitivos são muito utilizadas em hospitais e clínicas como triagem para verificar possíveis déficits cognitivos.




pexels-photo-7092360-7092360.jpg

MOCA

Instrumento globalmente mais utilizado para detecção de possíveis demências.

Mini-mental

Mini exame de estado mental ou apenas Mini-mental é a escala mais utilizada no Brasil como rastreio cognitivo.

ACE-R

Addenbrooke`s Cognitive Examination – Revised (ACE-R) é uma escala que amplia as atividades do mini mental.

Teste do Relógio

Foi criado para verificar quadros demenciais e foi bastante utilizado em pesquisas de Doença de Alzheimer

Montreal Cognitive Assessment – MoCA

Criado 1995 no Canadá para avaliar possível Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) por profissionais de saúde. Por ser de fácil aplicação, é muito utilizado em instituições hospitalares e abrange uma larga faixa etária (de 55 anos aos 85 anos). Possui aplicação de 10 minutos de média e há versões em papel, digital (ainda a ser validada no Brasil) e audiovisual. Nota de corte é >25 pontos.

Escala

MoCA

Primeira versão e a mais utilizada amplamente pelo mundo. Recomendada para avaliação de pessoas comprometidas por acidente vascular cerebral (AVC), doença de Alzheimer, além do comprometimento cognitivo leve (CCL).

Escala

MoCA – B

Segunda versão do teste foi criada modificando estruturalmente a escala, adicionando item de percepção visual e remodelando a avaliação de atenção. A pontuação permanece a mesma.

Escala

MoCA audiovisual

Ainda para ser validado para a versão em Português – Brasil. É uma adaptação para pessoas com deficiência visual e para aplicação em Vídeo conferência. Fique de olho que assim que for validado, coloco a disposição aqui.

Referências:

MoCA Institute – https://mocacognition.com/

Teste do Relógio

Criado no final dos anos 1980, é um teste que entrou em outras escalas como um subteste para verificar função executiva (FE). Apesar de ser muito utilizado, estudos recentes questionam a validade do teste pois o relógio digital está em desuso. Por enquanto ainda já correlação psicométrica para uso em idosos.

Teste do Relógio

Foi criado para verificar quadros demenciais e foi bastante utilizado em pesquisas de Doença de Alzheimer. Por meio desta avaliação, é possível avaliar, em especial, capacidade de planejamento (FE) e percepção visuoespacial e memória visual.

Referência:

Sunderland, T., Hill, J.L., Mellow, A.M., Lawlor, B.A., Gundersheimer, J., Newhouse, P.A. and Grafman, J.H. (1989), Clock Drawing in Alzheimer’s Disease. Journal of the American Geriatrics Society, 37: 725-729. https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.1989.tb02233.x

Exame Cognitivo de Addenbrooke – Revisado
(ACE-R)

O Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised (ACE-R) é um instrumento sensível e específico para detecção de sinais de demência. Inclusive utilizada para diferenciar doença de Alzheimer de demência frontotemporal.

Protocolo

A versão final em Português da ACE-R foi produzida e se mostrou de fácil entendimento pelos onze participantes restantes, tendo tempo médio de aplicação de 15 minutos.

Orientações

Link ao lado com as instruções de aplicações da escala.

Referências:

Versão original: Mioshi E, Dawson K, Mitchell J, Arnold R, Hodges JR. The Addenbrooke’s Cognitive Examination Revised (ACE-R): a brief cognitive test battery for dementia screening. Int J Geriatr Psychiatry 2006; 21:1 078-85.
Versão brasileira: Amaral Carvalho V & Caramelli P. Brazilian adaptation of the Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised. Dementia & Neuropsychologia 2007; 2: 212-216.

Mini-Mental (MEEM)

EM BREVE

Mini – Mental

Mini exame de estado mental, ou mini-mental, é a escala mais utilizada no Brasil por ser um instrumento de fácil. Está disponível inclusive nos portais de secretarias de saúde de vários estados. Os itens avaliados pelo MEEM são: Orientação; Memória Imediata; Atenção e Cálculo; Memória de Evocação e Linguagem

Mini-mental -pacientes Graves

Versão para pacientes mais graves

Referências:

EM BREVE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima